segunda-feira, novembro 06, 2006

Savina Yannatou

Gosto bastante da sonoridade da Savina, nascida na Grécia, que visitou o nosso país à relativamente pouco tempo. Gosto especialmente do aroma de leste..

Lu purtuni

quinta-feira, novembro 02, 2006

Muntu Valdo

Ao discorrer sobre este conceito de “Musica do Mundo” aparecem frequentemente contradições. Que efeito tem este súbito boom da musica tradicional dos países em vias de desenvolvimento? Estaremos nós perante uma cultura do “exótico” em que jovens europeus de classe média enchem salas em concertos de uma qualquer banda do Senegal? Até que ponto esta comercialização homogeneíza géneros que assim perdem identidade?

Por outro lado a divulgação deste tipo de musica ganha contornos de preservação cultural, de aproximação entre povos, de entendimentos. É pois importante distinguir o trigo do joio, o genuíno e o fabricado. É factual que as produtoras independentes dos países de origem são esmagadas pelas grandes produtoras, que os autores africanos nunca vêem o pagamento dos direitos autorais. Mas olhando para além destas barreiras, persiste no horizonte uma vantagem clara na promoção e divulgação da “Musica do Mundo”. "As tradições musicais não são menos valiosas que florestas virgens, espécies em extinção ou património histórico. Elas são necessárias para preservar linguagens e culturas sob a égide da globalização".

Para além da satisfação de descobrir outras musicas, outros sons, outras vozes…


Conheci o Muntu Valdo num concerto no “ Baise Sale” em Paris. Estava a nevar nessa noite, mas ainda assim aproveitei o meu último dia para assistir a este concerto, sem no entanto saber muito bem ao que ia. Estavam 15 pessoas na sala, e o Muntu sozinho em palco. A música balançava entre os sons tradicionais dos Camarões e o Blues, e o concerto foi muito bom. Valeu a pena descobrir estas musicas. Aliás, valeu o frio, o vento dessa noite, só para poder assistir.

Muntu Valdo


Muntu Valdu nasceu nos Camarões.É um guitarrista virtuoso, fez parte de varios grupos e orquestras Universitárias no seu país, lançou o ano passado o seu primeiro album "Gods & Devils", trabalhou em 2005 com Ali Farka Touré.
 

page counters